Experiência diferente + ideia genial + indústria de joelhos
Há tempos falei disto aqui e como ninguém comentou ;) fico a pensar que nao estou sujeito a censura como os trabalhadores da RTP pelo que vou continuar, hi hi hi!!
Hoje comprei pela primeira vez um álbum de música pela net.. sim, tipo, daqueles que se paga e depois se pode fazer o download.. Isto contrapoe todas formas de download gratuito ou partilha de ficheiros tidos como ilegais.
Devo dizer que me oponho em parte a isto do download digital por se perder o contacto com a presenca do cd/vinil que se coloca num aparelho do qual passa a sair música de alta qualidade!! Existe também a parte do grafismo e do mundo extra-sonoro que a banda nos quer apresentar como sendo o seu e no qual nos devemos inserir para escutar a sua música!! Com o download dos mp3 para o computador a música passa a ser tendencialmente e só um ficheiro entre milhares no nosso computador que pode ser tocado aleatoriamente entre outras centenas/milhares de canconetas que para lá tenhámos.. O mesmo se passa quando ela toca nos nossos telemóveis.. Quando já nao gostarmos mais apagamos/gravamos num dvd colectânea e é isto.. Se algum dia virmos o vídeo ou a banda a tocar em algum lado nao sabemos como se chama o álbum ou muitas vezes nem sequer como se chama a banda..
Ao mesmo tempo parece-me terrivelmente aliciante que num instante ouca uma música na rádio ou num qualquer anúncio e que passados minutos/poucas horas possa estar a ouvir o álbum todo, bem como os álbuns anteriores, ler a biografia/críticas da banda e das bandas relacionadas com esta, ver todos os vídeos e mais alguns relacionados com a tal música que me saltou no ouvido pouco tempo antes!!
Daí eu tentar encontrar um espaco no meio de toda esta liberdade gratuita mantendo alguma sobriedade em relacao ao respeito pelos direitos da banda..
Eis que nao quando os Radiohead vêm à baila dizer que o muito aguardado novo ábum se chama In Rainbows estará disponível para download em poucos dias no site oficial da banda sendo unicamente adquirido via internet.. O que aqui é diferente é que cada um pode decidir o que quer pagar pelo álbum, o que é altamente genial e inovador.. Além disso em Dezembro prevê-se a edicao oficial com montes de arte e mais música e dvd etc etc num livro de capa grossa que pesa,segundo os autores, cerca de meio quilo!!
Entao lá fui eu fazer a minha primeira compra oficial:
1. Adicionar ao catálogo e dar um preco
2. Preencher algumas informacoes necessárias (morada/cartao crédito)
3. OK
Et voilà!! Em 2 minutos já estava a ouvir o fantástico álbum novo dos rapazes!!
Bela experiência a minha hoje de manha!!
Vamos ver como será a reaccao de outras bandas ou da própria indústria discográfica!! Será que é desta que se vao abrir os olhos e deixar de tentar controlar/restringir a liberdade sobre a música presente na net??
1 Comments:
Discordo contigo quando dizes que o facto de comprar um album na net nos distancia da realidade do cd/ vinil. Na minha opinião, é exactamente por este meio de comunicação que mais nos aproximamos dos autores da música. No que diz respeito às discográficas, é um passo à frente para as bandas que deixam de ver restringida a sua imaginação e criação. Como dizes: "ideia genial".
jokas
09:48
Enviar um comentário
<< Home