histórias de um emigrante ao contrário.. em língua original sem legendas

domingo, fevereiro 11, 2007

(des)Penalizacao / (des)Moralizacao

Pois é, parece-me que este é agora uma assunto quente.. nas últimas semanas recebi uns quantos mails sobre o assunto, dos quais filtrei e reencaminhei uma apresentacao feita supostamente por um deputado do PS..
Tendo sido esse um mail polémico (dado o número e teor das respostas) achei que deveria deixar no meu pasquim pessoal uma série de pensamentos para abrir discussao saudável sem demagogias nem fanatismos.. Além disso isto é um apanhado das várias conversas que aconteceram desde que enviei o email e de algumas ideias que tinha já aqui alinhavadas há já umas semanas.. Volto a referir que este post nao é de todo campanha de qual quer tipo mas sim um espaco de discussao para quem queira participar..

Tenho pena que desde o início este tenha sido um cavalo de batalha do PS e assim se tenha partidarizado este assunto completamente.. E, por via das dúvidas, isso é um erro crasso!! Este é um assunto de consciência e como tal nunca deve ser conotado com opcoes políticas.. E isso pode ser confirmado pela número de figuras mais ou menos notáveis que assumiu a sua posicao sem nunca referir a sua qualidade partidária.. Ora como vós sabeis, se isto nao fosse uma quezília do passado, uma batalha perdida sem glória pelo PS, nunca estaríamos a debater a questao desta maneira.. E isto é tao real que as atitudes de "Ou ganha o Sim ou nem sequer se toca na legislacao" lemram-me as rixas de quando éramos mais pequenos, que sempre acabavam com afirmacoes deste tipo..

Ora uma vez mais os políticos dao ar da sua graca, passam por cima das questoes morais e implementam as suas vontades.. Mas vejamos agora o que se passa aqui na Alemanha (nao querendo dar uma de emigrante mal amado pela pátria, tipo "Aqui na Alemanha é que se faz tudo bem!!" que como sabeis nao é de todo o caso).. Aqui o aborto foi despenalizado há já uns anos, na altura das políticas sociais da era comunista e sabe-se os abortos acontecem mas nem se chega a falar muito disso.. Porquê? Ora facilmente se repara que as pessoas têm uma atitude muito crítica e que, apesar de os alemaes (principalmente os mais jovens) serem uns desapegados, e de longe pouco religiosos (principalmente aqui na zona ex-comunista) nota-se uma consciência moral elevada, o que me agrada.. Mas nao é só por isso que ontem à entrada da cantina estavam 3 carrinhos de bebé, ou que vejo lá diariamente raparigas com bebés ao colo.. Sim sim, na cantina, estudantes-maes!! Como é que é possível?? Apoios sociais, psicológicos, familiares, benefícios fiscais notórios, etc.. E podeis acreditar que a maioria sao mesmo maes solteiras, ou seja que encontram capacidade e oportunidade para criar um filho nesta altura da vida!! Os apoios dados pelo governo alemao para fomentar a natalidade fazem qualquer uma mulher pensar em deixar de trabalhar para estar em casa criar os filhos!!

E o que é que o governo do nosso país em envelhecimento assumido faz?? Em vez de criar as condicoes necessárias, dar os apoios necessários (apoios que se vejam e convencam!!), promover a educacao sexual, a informacao nos bairros degradados, e por aí fora o que é que vemos? Fechamos maternidades e escolas.. Deixamos de ter a pílula do mês com prescricao gratuita nos Centros de Saúde.. Recebemos de bracos abertos emigrantes de leste aos milhares e povoamos aldeias nossas com brasileiros.. Será que estou aqui a verificar alguma direccao errada/confusao das políticas??

Além disso um referendo nacional nao aborda, normalmente, questoes deste tipo.. Mas este realizou-se na mesma, nao que seja importante verificar se a opiniao do povo já mudou,(porque a meu ver apenas sao diferentes as pessoas que agora foram votar) mas para provar que a despenalizacao do aborto é mais uma das políticas que faltava da lista de politiquices teimosas do PS.. Basta olhar ao que se está a passar com a iminente liberalizacao da propriedade das farmácias, ou a construcao de um novo aeroporto internacional na Ota, ou com a queima de resíduos tóxicos nas cimenteiras.. Quereis mais?? Esta regra também funciona ao contrário, como a atribuicao de portagens às SCUTs.. Dá-me a ideia que seja qual for a vontade política, impoe-se e parte-se para outra, mesmo que os argumentos usados nao sejam válidos..

Mas eu nao queria transformar este post numa crítica ao governo que temos, contudo nao posso deixar de dizer que nao concordo com a maneira de como as coisas estao a ser feitas..

E qualquer um de vós em pode dizer que como as coisas estao é que nao pode ficar.. Concordo convosco, mas vejamos se nao seria melhor se o governo dissesse: "Sim senhor, teremos referendo, mas vamos primeiro fomentar a natalidade de mil e uma maneiras diferentes, tendo em atencao as diferencas sociais, de idades, de antecedentes, de localizacao, etc.." Aí sim, quando fosse possível a qualquer mulher que engravide ter a certeza que o seu filho irá ter as melhores condicoes poder-me-eis falar de opcao da mulher, etc etc! Ora isto nao me parece de todo a realidade actual em Portugal..

Além disso, neste momento e atendendo à quantidade de pessoas que vêem e tomam a pílula do dia seguinte como se fossem rebucados pode ficar uma ideia do que se poderia vir a passar.. Infelizmente as coisas sao mesmo assim!! É a mentalidade que temos.. Portugal é o país onde se liberalizam os precos dos combustíveis e eles sobem muito mais do que a média, onde se liberalizam os precos da energia e acontece o mesmo.. Onde comecamos a pagar os impostos só quando o nosso nome é publicado numa lista.. E partindo do princípio que é o que temos agora, desculpai lá se isto me leva a crer que a simples despenalizacao do aborto nao é a melhor solucao..

Entao deixai-me embuir no sentimento fantástico que é ver o filho de um amigo a nascer, mesmo que nao haja condicoes financeiras ideais, mesmo que as vidas nao estejam preparadas para isso!! Quem o viveu sabe que este sentimento simetricamente oposto à morte de alguém querido, ou seja a sensacao de ver chegar mais uma vida ao mundo, é simplesmente genial e lindo..

Portanto tendo em conta que num país como o nosso, onde há sempre comida para mais um, onde mais um amigo é sempre bem-vindo, deixai-me pensar que é preferível nao ter que decidir se afinal já há alma ou consciência no embriao, e analisar os SEs e os MASs da questao, ou mesmo votarmos uma questao moral disfarcada de questao legal, mas sim criar de uma vez por todas condicoes para que qualquer embriao concebido se possa desenvolver saudavelmente e mais tarde ter condicoes para ser alguém.. e isto sem ser forcosamente considerado de direita, ou católico, ou fanático!!

É favor acrescentar consideracoes..

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

oi!!!
hoje decidir ler o teu blog.... e deparei-me com este post!

não posso estar mais de acordo! um país envelhecido como o nosso tem é de fomentar a natalidade!!!
e nós jovens temos de lutar por isso, pois, se tão não acontecer, o nosso futuro não será nada risonho!

bjs

13:07

 
Blogger Maria said...

Olá malta. É tudo muito lindo, concordo com tudo. Gostei especialmente da parte: "Esta malta nao tem religiao, mas tem moral". Sim, ainda bem que sabes isso :P porque nem todo o português é católico ou tem qualquer religiao, felizmente :)

Também acho que todas essas medidas de que falaste deveriam ter sido já há muito implementadas, especialmente a parte da educacao sexual, e só depois fazer o referendo.

Só tenho uma coisa a acrescentar. A questao do aborto nao foi só uma espécie de cavalo de batalha do PS, mas também da Igreja católica em Portugal, que veio para a tv dizer que quem votasse sim era contra Deus e o mundo, já para nao esquecer a nossa Sra. de Fátima e os pastorinhos. Que todos os católicos que votassem sim, nao deveriam ir aseguir de consciência tranquila à missa e é também a querida igreja católica (a maioria, há uma minoria muito pequena sensata)que acha que é mais importante as criancas terem na escola religiao e moral a terem educacao sexual.

Viva os alemaes de leste que nao têm ninguém a dizer-lhes o que devem fazer.

Mas atencao, as medidas para promover a natalidade aqui na Alemanha nao sao um mar de rosas. Acontece um fenómeno muito interessante que é: a rapariga que nao dá nada na escola e nao gosta de trabalhar, faz o q? Engravida, porque o estado dá-lhe tanto dinheiro que ela pelo menos durante 5 anos nao precisa de fazer nada, a nao ser tomar conta do filho. Esta medida contribui para que a maioria das criancas nao sejo fruto de uma relacao estável, nao tenham uma vida estável e vivem numa família com um nível económico e cultural muito baixo. É só ir à feira ao Sábado à tarde ao lado do estádio de futebol aqui de Leipzig. A nossa feira dos ciganos é um luxo comparada com aquilo, quer a nível do que vende, quer a nível de quem frequenta e digo-vos, é só carrinhos de bebé. É triste, é o outro lado da Alemanha que quase ninguém conhece.

bjinhos :)

15:28

 
Blogger kodama said...

sim, sim e...SIM!..é isso..mas tivéssemos o tempo pa emendar tudo isso, ou melhor melhorar todas essas kestões num país a kerer dar (mais k a sua conta d) passos maiores k as pernas k em 90% dos casos n só ocasiona fracturas extensas, mais ou menos entre a zona lombar e o zé povinho(!),como permite a um governo negligente, mas (esperemos com todas as nossas forças) a melhorar, saltar por cima das kestões (geralmente humanas) k realmente interessam..o prob é k enquanto s trata disto o amago da kestão continua, continua a clandestinidade, continuam os procedimentos sem condições nem higiene nem dignidade (sim, já sei,"e a digndade do bebe?" perguntarão os d opinião contrária), continua a marginalização da mulher..claro k como mulher n posso dizer k estou a ser imparcial..mas os restantes como homens tb n!..a kestão é k "por um lado" mas "por outro" m bcado frustrante até pq qs sinto cm s s estivesse a discutir o sexo dos anjos..mas..o unico ponto por onde posso pegar pa conseguir seker "diuscutir" isto é a penalização da mulher..pq a mulhar n sofre, pq a mulhar é uma inconsequente, pq a mulhar n pensa e n é claramnete d tomar akela k será a mais penosa decisão da sua vida e k aos olhos alheios poderá ( eventualmnete por x será!) egoísta e imoral...a mulhar n sabe isto? a mulher n sente isto? a mulhar precisa k decidam por ela?..é um animal objecto cuja unica função é ser incubadora?..ou cuja função é ser mãe??duas coisas distintas em k é preciso pensar...e pode-se ser mãe d um bebé k pode ter sido um "acidente" mas k ela decide ter e n vai pensar sempre k olhar pra ele k foi por causa dele k n foi, k n fez, k teve d deixar..isto pq n EXISTE isso d "aprender a amar" ou s ama ou n!..e sim o bebé n tem culpa disto mas a kestão é k é iagualmente imoral opbrigar a alguém a "doar" o seu corpo ao crscimento d um bebé k n s ama, n s ker mtas x concebido em condições inimagináveis pq quantsa x n é a mae inocente?..e quantas x é k uma mulhar abusada vai imediata/ às autoridades competentes d modo a tre provas para lhe ser permitido DECIDIR SEM SER PERSEGUIDA como uma assasina, s estará mentalemnte preparada para ter a prova desse abuso, e cuidar dela, e ser MAE dela?..e n kerendo ser sexista (mas s calhar sendo um pouco) só verdadeiramnete s consegue ver isto tendo em conta todas as variáveis k justificarão akilo k será eventualmente, aos olhos d mta gente (e da própria mulher mtas x) injustificável.. por td isto tive d m decidir..e decidi SIM..isto td tendo em conta k uma coisa é tomar um comprimido, pill do dia seguinte, e nc seker ter d pensar mais nisso, pq..sendo um método abortivo (considerando k a vida começa no momento da concepção), na cabeça das pessoas é qs cm s n fosse dada a simplicidade da coisa! isto nc mas NC pode seker ser comparado c um aborto e todas as cicatrizes fisicas e mentais k este deixa! msm Às pessoas k n são mt informadas e para as quais a pill do dia seguinte são tic-tacs..portanto tendo em conta todas as informações postas na mesa axo k aki temos uma discussão saudável..e esta n é + k a minha opinião..n estou a forçá-la a ng, estou a expô-la.. é minha e n consigo ser eu e ter outra..
bem para 1º comment ficas avisado dos testamentos k escrevo geralmente..e so sorry ter demorado TAAANTOO tempo 0=)..mas sabes k o remédio é anunciar o blog com a palavra "polémica"..o pessoal voa páki :P kisskiss**

15:31

 
Blogger luis said...

completamente de acordo.
Eu, como recem-recenseado k sou, exerci ontem o meu direito de voto, numa vã tentavida cde impedir k a cambada de ignorantes deste pais, leve pra frente esta ideia completamente imoral.
Eu sei que estamos numa democracia, mas custa-me e mete-me raiva o k vai acontecer agora.
Não encontro outro nome, para além de Demóniocracia.

22:52

 
Anonymous Anónimo said...

A vida dificilmente alguma vez é o que gostariamos... a realidade de certas pessoas faz nos pensar e que século em que vivemos... Não podia concordar mais com o que escreveste!
Mas temos que nos focar no mais importante neste momento: a forma como esta lei vai ser fomentada. A despenalização pode ser uma coisa positiva, se for acompanhada pelas medidas certas (como algumas das q apresentaste). Será que nós, jovens deste Portugal, vamos levantar o rabinho para fazer deste pais uma imagem de nós mesmos??Onde estão agora os movimentos civicos??? Quem vai dar o exemplo??é preciso alguem para começar a onda...

23:54

 
Anonymous Anónimo said...

Ora chegou a nossa vez de comentar. Depois de ler o "postado" e de conversar com o autor, até porque é esta uma questão que já os dois debatemos por ocasião do outro referendo, acrescentamos que:
1 no momento actual, concordo com a despenalização do aborto, constituindo até uma medida de profilaxia social;
2 no entanto, antes do aborto e de a mulher optar por esta medida radical, existe a questão da informação; não existe em Portugal neste momento informação e planeamento familiar adequado;
3 assim sendo não se pode usar o aborto como medida "ordinaria", mas antes como excepcional!
4 fica assim o apelo para que se promova em portugal a educação sexual e o planemaneto familiar responsave.

15:53

 
Blogger Campainhus Phrouxadus said...

Para começar devo te dizer que fiquei profundamente triste com a tua posição e gritante desinformação. Em termos de políticas e de governação também deverias ter a noção que estás a "leste" e que ler notícias diagoniais na internet não te têm posto a par de tudo o que se vai passando por cá.
Natalidade!???!!!! gostava de saber a que propósito esse tema vem à baila na questão do aborto. Não se argumenta contra um assunto dizendo que devemos lutar por outro. São questões completamente diferentes. As políticas de natalidade não se podem misturar com esta questão. Aliás, tu que tanto criticas a mentalidade dos portugueses, devias saber que misturar assuntos e desviar a objectivadade num debate é mesmo uma marca registada nacional.
A questão do aborto, na minha opinião, ao contrário do que tu pensas, não é uma questão emocional mas sim racional. Como sabes, a realidade está à nossa frente, se quisermos escondê-la é só virar as costas ou fingir que não vemos. Ora, para fugir à nossa mentalidade medíocre, devemos enfentar os problemas e resolvê-los, e não tapar o sol com a peneira. Daí a racionalidade!
Também me aflige, ver até que ponto o subconsciente dogmático de uma educação uma profundamente católica pode confundir a liberdade e a inteligência humana. Inteligência essa que nos fez evoluir como seres e que nos levou a um conceito de liberdade que levou milhares de anos a ser atingido. É essa mesma liberdade conquistada, que nos permite, inteligentemente, optar! Acto esse, tido como trivial hoje em dia, que nos levou muito tempo e sacrifício a alcançar. Ninguém deve admitir que essa liberdade seja castrada ou condenada, por mentes concentradas no seu umbigo, retrógradas, mesquinhas ou falsas detentoras da moral colectiva. O egoísmo do seu próprio conforto social e económico é que torna a discussão numa questão de leviandade da mulher.
Desejando que possam continuar a optar pelo que acreditam, sem serem censurados pelos senhores, "os únicos", sabedores da moral e bons costumes, passem bem. Força!

Abraço forte ao meu grande amigo monção!

Até breve companheiro!

P.S.: Aconselho a visualização deste vídeo, que satiriza de forma genial o ridículo a que chegou a argumentação do NÃO: http://www.youtube.com/watch?v=myf5ces77PU&mode=related&search=

21:28

 
Blogger gaudí said...

Apesar de andar "a leste" e por vezes influenciável pelo ambiente em que me movo, nunca estou indiferente ao que me rodeia e às notícias da minha terra (que raramente leio na diagonal..) Daí a enumercao de alguns aspectos da governacao que considero, tal como o ênfase (digno de embandeiramento) dado a este assunto, desregrados, desproporcionados e desadequados.. Isto, claro, considerando a situacao que temos agora.. Achoq ue é possível governar sem estas birras/teimas.. Pelo menos em alguns campos isso já está a acontecer..
No entanto acabas por concordar com o que eu disse, porque, no fundo os valores básicos sao parecidos.. Se reparares algumas pessoas têm deixado a sua opiniao e eu acabo por concordar um pouco com todas as argumentacoes, porque no fundo todos estamos aqui ao mesmo.. Mais questao racional ou mais questao moral, mais revoltado ou mais expectante, cada um vai deixando a asua opiniao, porque todos tiveram a oportunidade de pensar muitoe a fundo sobre este assunto.. volto a repetir que preferia que as coisas acontecessem, mas de outra forma..

Quanto às outras relacoes causa-efeito referidas temo que voltem a cair na lista das justificacoes/associacoes a determinada classe/credo/cor política e sobre isso já escrevi..

Grande abraco e obrigado pela tua opiniao.. Até breve!!

Espero que a lista de comentários continue a crescer ;)

23:02

 
Blogger Unknown said...

ola a todos!

Como filho de boa gente, sente... ca vai a minha curta intervençao

talvez nao considerem isto uma opiniao, ja que nao vou argumentar as ideias...para isso ja lemos todos os posts e noticias possiveis

digo simplesmente que, apesar de nao haver podido votar, foi com muita alegria que recebi os resultados do referendo.

tanto gostei, que agarrei logo no assunto e transformei-o no tema de uma apresentaçao em ingles que tinha por fazer...

foi um sucesso a apresentaçao, mas, para curiosidade minha, nao provocou polémica como eu havia imaginado..

depois, as petites filles explicaram-me: ha trinta anos que temos IVG, ja faz parte dos dados adquiridos

e sabem quê? realmente a natalidade nao é para aqui chamada de maneira nenhuma. Até irrita a quantidade de filhos que estes franceses carregam ao colo, no carrinho e pendurados às pernas, de cada vez que vao passear.

obvio que sao duas questoes independentes, ha que tratar as duas, e como a minha mae me ensinou, faz uma coisa de cada vez, senao acabas sem nada bem feito

para ja, vamos ter a liberdade de optar (so quem passou pela situaçao de desejar poder escolher, me entendera)

agora é hora de deixarmos de divergencias, porque todos vamos querer medidas urgentes para apoiar a maternidade

mas uma coisa de cada vez, para depois podermos ser todos felizes, ter todos filhinhos em boas condiçoes!

Nessa altura, vamos fazer como aqui na França, França, e ja nao precisaremos de abortar.

um bejo grande a todos,

e como gostaria de ter estas conversas no diu...

18:51

 
Blogger vamos-indo said...

extemporâneo, como digo, mas....
http://vamos-indo.blogspot.com/
bj,

11:09

 

Enviar um comentário

<< Home