histórias de um emigrante ao contrário.. em língua original sem legendas

domingo, setembro 24, 2006

auschwitz oświęcim

ainda pensei se deveria escrever aqui sobre isto ou nao, mas a verdade é que tenho de o fazer!!

em Auschwitz respira-se terror e morte assim como Berlim se respira História e no S. Joao do Porto se respira festa, baloes e sardinhas assadas!!

estar lá criou em mim sentimentos estranhos, tal como o de nao ter vontade nenhuma de tirar fotografias, apesar de estar num local onde se fazem visitas guiadas, e que é maioritariamente visitado por turistas..

visitei o campo de Auschwitz 1 e Auschwitz 2 (Birkenau), ambos conhecidos dos inúmeros filmes e documentários que abordaram o assunto.. e tudo me impressionou muito.. digo MUITO mesmo..

é que tudo lá representa uma realidade nao muito distante em que um ditador com um bigode estúpido se lembrou que queria limpar a Europa de algumas racas que ele considerava inferiores, usando a organizacao e tecnologia alema para o fazer: tudo foi calculado ao pormenor, tudo foi documentado (quando o número de pessoas a chegar aos campos por dia era exageradamente alto, como aconteceu entre 1943 e 1945, deixou de se fazer a documentacao fotográfica porque nao dava tempo para revelar todas as fotografias), tudo era reaproveitado, TUDO mesmo.. toda uma máquina a trabalhar de forma célere e eficaz durante anos, dia e noite para exterminar 1500000 homens e mulheres fossem eles idosos, criancas, grávidas, bebés, doentes, etc.. ..

fiz 3 filmes 360° e algums fotografias que me pareceram marcantes.. algumas deixo aqui.. uma de uma parte do campo de Birkenau conhecida por vós e a outra a única foto que prova que eu algum dia estive nesse sítio..