histórias de um emigrante ao contrário.. em língua original sem legendas

sexta-feira, junho 22, 2007

saga do porta-cestos/-amigos/-compras

Factos:
1. Em Leipzig bicicleta é o transporte mais práctico/barato/saudável
2. Quase toda a gente tem bicicleta própria, pelo que sao uns milhares delas pelas ruas da cidade
3. Toda a gente usa um cadeado, corrente, aloquete (que palavra linda), ferrolho (mais outra pérola da língua portuguesa), ou como lhe queirais chamar, para prender a bicicleta a todo o tipo de sítios sejam eles as grades do portao, sinais de trânsito, parques para bicis, ou outro qualquer desde que seja o mais perto possível
4. As bicicletas sao, na sua maioria, muito antigas e é normal cada um (mesmo as miúdas) reparar a sua numas lojinhas tipo self-service onde existem todas as ferramentas e se podem utilizar gratuitamente, sob patrocínio da Universidade

5. Fixe fixe é ter uma Diamant produzida na antiga RDA (Alemanha de Leste para os amigos) como a da foto.. Ainda se vêm algumas, mas nao é fácil ver uma assim, com tantas pecas de origem, em tao bom estado e tao linda!! De notar que desde que tirei a foto já mandei um tralho, daí o guarda-lamas estar agora com umas mossas (que ar babado tenho cada vez que olho para ela!!)

A mensagem que me deixaram ontem num bilhetinho cuidadosamente atado à bici:

"Olá! É muito bom ver uma Diamant Sport tao bem cuidada!! E até tem um porta-cestos atrás (aquela base onde se pode levar alguém sentado, nao sei como se chama isto em português). Por acaso nao me queres ligar para negociar esse porta-cestos?? Eu estou interessado e acho que podemos chegar a um acordo"

Ui!! A sensacao de alguém ter estado a olhar para a minha bicicleta tao atentamente assustou-me ;) Porque eu sou português e se estivesse em Portugal quando chegasse à rua
1. já o porta-cestos teria sido gamado
2. nao só o porta cestos teria sido gamado, tal como o volante, e o selim, e a roda da frente que tem parafusos daqueles de desapertar à mao
3. já a bicicleta teria sido gamada, afinal de contas qualquer um tem um daqueles corta-arame em casa, cabe num bolso..

Daí uma certa apreensao, mas nao me posso esquecer de me adaptar à maneira deles pensarem e entao enviei-lhe:

"Olá!! Eu preciso do porta-cestos, daí nao estar interessado em vendê-lo. Obrigado, j"

Ao que ele respondeu:

"Nem que eu te pague 20€ e te ofereca um novo + colocacao + limpeza?? ;) É a única peca que falta para o meu objecto de restauracao!!"

Nao amigo!! Nao é daqui que vais levar o porta-cestos ;) Eu tenho uma peca de arte e nao quero vendê-la às pecas!!

Vamos ver quanto é que dura até ao gajo se lembrar de me gamar o porta-cestos ;) Ou entao a bicicleta inteira!! Vai umas apostas??

3 Comments:

Blogger vamos-indo said...

és um imigrante à maneira, com tudo aquilo que um alemão do leste se deve orgulhar de ter!morar numa wg e ter uma bicicleta!parabéns! eu ainda mantenho as minhas técnicas portuguesas, i.e. moro num apartamento e nada de partilhas de garfos e facas e pratos mais ou menos mal-lavados e ando a pé ou de eléctrico...por causa do salto alto:-) (...mentira!!)
vejo as coisas assim: esta reflexão é o medo de perder uma obra de arte cujo valor só assim de repente é significativo...foi por isso bom que te tivessem feito esta proposta para ver se tratas melhor da tua beleza e da sorte que tens, pá!
mas não tenhas medo, acho que a psicologia alemã é mesmo a da conversa com calma até se chegar a um acordo e ainda bem que é assim!

16:54

 
Anonymous Anónimo said...

Podemos ver sempre as coisas pelo lado positivo: se ta roubarem, sempre podes arranjar uma bicicleta nova menos agressiva às pernas preguiçosas de quem te visita... Desculpa! Estou só a ser um pouco egoísta...
É muuuito linda!!! (pena que perra...)
Beijos!

19:48

 
Blogger Diana said...

Por 20 euros?!.... Eu até amarrava um saco plástico (dos hipermercados), que também dão um ar bastante rústico!!
É muito fixe a bicicleta, tem é um ar um bocado perro. Bjs

15:29

 

Enviar um comentário

<< Home